Avançar para o conteúdo principal

Interatividade


                                                       
                                        

Interatividade

A interatividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos. O sistema, em função destas ações, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador. Assim este pode, por exemplo, movimentar-se num ambiente virtual 3D efetuando ações sobre os objetos que o compõem.
O que o que caracteriza a interatividade é a possibilidade de transformar os envolvidos na comunicação, ao mesmo tempo, em emissores e receptores da mensagem.




                  Realidade aumentada e Realidade Virtual

Embora ambas pertençam ao ramo da tecnologia imersiva, a realidade aumentada e a realidade virtual não são a mesma coisa. É comum serem tratadas como sinónimos, porém, cada uma possui particularidades.
A principal diferença entre estas duas tecnologias reside no fato de a Realidade Virtual permitir a imersão do utilizador em um ambiente 3D, enquanto que a Realidade Aumentada traz elementos do mundo virtual para o real (um exemplo da aplicação desta tecnologia é o jogo Pokemon Go). Através da realidade virtual a pessoa encontrará uma experiência multissensorial e com interação em tempo real, podendo simular ações e movimentos.
Resultado de imagem para oculos e luvas vr







               Realidade Virtual                                                                                          Realidade aumentada


É importante destacar que, tanto a Realidade Virtual como a Realidade Aumentada, têm o objetivo e a capacidade de alterar a nossa percepção do mundo. A grande diferença está no modo como interagimos com essas tecnologias.



Webgrafia

https://imersiovr.wordpress.com/2017/07/28/qual-e-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada/
https://osbonsdeapi.wordpress.com/conceito-de-interatividade/
https://www.oficinadanet.com.br/post/17083-qual-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ergonomia & Regras básicas de Ergonomia

                                                      Ergonomia                 Ergonomia consiste no  conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é  desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano , com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade. Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização e estudo do trabalho, por exemplo). A ergonomia também determina os horários de trabalho, assim como a sua nacionalização                            Regras básicas de Ergonomia A utilização do computador como ferramenta de tr

Introdução à Programação

Programação e linguagem de programação Programação informatica é o processo de escrita, de teste e de manutenção de um programa de computador. Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador, ou seja, é um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.  Tipos de Linguagem de Programação A linguagem de programação é dividida em dois grandes grupos:  A linguagem de BAIXO nível (são as que estão mais próximas do hardware ou a nível da máquina): Trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitectura do computador. Este tipo de linguagem é subdividido em dois grupos: a primeira geração e a segunda geração. Do primeiro grupo faz parte a linguagem-máquina, que é a única linguagem que um microprocessador pode entender nativamente, e, do segundo grupo, a linguagem Assembly. A linguagem de ALTO nível (é a que se aproxima da linguagem hu

CorelDraw