Avançar para o conteúdo principal

Modelos De Cor







O modelo RGB é um modelo aditivo que permite exibir imagens de cor em monitores. Descrevem as cores como uma combinação de três cores primárias, que não resultam da mistura de nenhuma outra cor: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).
Uma cor no modelo de cores RGB pode ser descrita pela indicação da quantidade de vermelho, verde e azul que contém, representando-se por um conjunto de valores numéricos que pode variar entre o mínimo (completamento escuro ou preto) e o máximo (branco). Os valores que cada uma das cores do modelo RGB pode representar são: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.



O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMY baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto. As cores primárias do modelo CMY são as cores secundárias do modelo RGB e as cores primárias de RGB são as cores secundárias de CMY. 


O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value). A tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex: amarelo, laranja, verde, etc.) que se exprime num valor angular entre 0º e 360º. A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura) e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca.
O valor traduz a luminosidade (luz refletida) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Por outras palavras, esta grandeza indica a quantidade de preto e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Assim, a tonalidade e a saturação são elementos de crominância e a luminosidade e o brilho são elementos da luminância.



modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue-Y e V=red-Y).Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. Este modelo permite  permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ergonomia & Regras básicas de Ergonomia

                                                      Ergonomia                 Ergonomia consiste no  conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é  desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano , com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade. Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização e estudo do trabalho, por exemplo). A ergonomia também determina os horários de trabalho, assim como a sua nacionalização                            Regras básicas de Ergonomia A utilização do computador como ferramenta de tr

Introdução à Programação

Programação e linguagem de programação Programação informatica é o processo de escrita, de teste e de manutenção de um programa de computador. Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador, ou seja, é um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.  Tipos de Linguagem de Programação A linguagem de programação é dividida em dois grandes grupos:  A linguagem de BAIXO nível (são as que estão mais próximas do hardware ou a nível da máquina): Trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitectura do computador. Este tipo de linguagem é subdividido em dois grupos: a primeira geração e a segunda geração. Do primeiro grupo faz parte a linguagem-máquina, que é a única linguagem que um microprocessador pode entender nativamente, e, do segundo grupo, a linguagem Assembly. A linguagem de ALTO nível (é a que se aproxima da linguagem hu

CorelDraw