Avançar para o conteúdo principal

Cidadania Digital


                                                       
            CIDADANIA DIGITAL



 A “cidadania digital” é um conceito que parece sofrer da mesma ubiquidade que é atribuída à  Internet: é uma expressão largamente utilizada pelos vários quadrantes da sociedade. Mas, o que  significa realmente a “cidadania digital”? E como se materializa?
 A cidadania digital é vulgarmente definida pelos seguintes parâmetros:

 Acesso digital: inclusão  electrónica e participação plena na  sociedade.
 Comércio digital: compra e venda  de produtos e serviços online.
 Comunicação digital: troca de  informações online.
 Literacia digital: capacidade de  saber como e quando usar a  tecnologia digital.
 Etiqueta digital: padrão de  conduta esperado por todos que  usam a internet.
 Lei digital: direitos e restrições  legais que orientam o uso da tecnologia.
 Direito e responsabilidade digital: privilégios e liberdades estendidas a todos os utilizadores.
 Saúde e bem-estar: bem-estar físico e emocional ligados ao uso da tecnologia.
 segurança digital: precauções que os utilizadores da internet devem ter para garantir a segurança  pessoal e da sua rede de contatos.


  Em suma, cidadania digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias    da  Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade digital.


 Webgrafia:
 http://www.playground-inovacao.com.br/o-que-e-cidadania-digital/ 
 https://www.google.pt/searchq=cidadania+digital&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj  b5Ijb3MLWAhXCXhQKHSszCOAQ_AUICigB&biw=1280&bih=918#imgrc=hY3UDhNhO-  94DM:   
 http://bbneves.com/wp-content/uploads/2010/02/Cidadania-Digital.pdf

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ergonomia & Regras básicas de Ergonomia

                                                      Ergonomia                 Ergonomia consiste no  conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é  desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano , com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade. Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização e estudo do trabalho, por exemplo). A ergonomia também determina os horários de trabalho, assim como a sua nacionalização                            Regras básicas de Ergonomia A utilização do computador como ferramenta de tr

Introdução à Programação

Programação e linguagem de programação Programação informatica é o processo de escrita, de teste e de manutenção de um programa de computador. Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador, ou seja, é um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.  Tipos de Linguagem de Programação A linguagem de programação é dividida em dois grandes grupos:  A linguagem de BAIXO nível (são as que estão mais próximas do hardware ou a nível da máquina): Trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitectura do computador. Este tipo de linguagem é subdividido em dois grupos: a primeira geração e a segunda geração. Do primeiro grupo faz parte a linguagem-máquina, que é a única linguagem que um microprocessador pode entender nativamente, e, do segundo grupo, a linguagem Assembly. A linguagem de ALTO nível (é a que se aproxima da linguagem hu

CorelDraw