Avançar para o conteúdo principal

Multimédia

Conceito de Multimédia

Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.

Os tipos de media estáticos são, portanto, constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto ou modelos gráficos. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado.




    Texto – livros, jornais, revistas, mensagens SMS e o correio electrónico (email)


    Imagens – capturadas por câmaras fotográficas digitais, podem também resultar de fotografias convencionais passadas para o computador através da utilização de scanner; 



    os tipos de media dinâmicos incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma representação contínua ao longo do tempo, ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo for modificada, o significado do conteúdo também se altera.
    • Áudio: - CD’s de música, jogos electrónicos, páginas Web        
    • Vídeo: - Dois tipos de Vídeo: Digital: DVD’s; Analógico: VHS
    • Animação: – É o movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Desenhos animados, por exemplo, Finding Nemo, Shrek, Monstros e Companhia, Ratatouli
    Quanto a sua origem podem ser:

    Capturados
    São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através de dispositivos como o scanner, câmaras digitais e microfones.
    Ex: imagens.


    Sintetizados
     São aqueles que são produzidos pelopróprio computador através da utilização de hardware e softwar e específico
    Ex: textos.

    Modos de divulgação podem ser:

    Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW (World Wide Web). 

    A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD. 

    Comentários

    Mensagens populares deste blogue

    Ergonomia & Regras básicas de Ergonomia

                                                          Ergonomia                 Ergonomia consiste no  conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é  desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano , com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade. Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização e estudo do trabalho, por exemplo). A ergonomia também determina os horários de trabalho, assim como a sua nacionalização                            Regras básicas de Ergonomia A utilização do computador como ferramenta de tr

    AppInventor

    Pedimos já desculpas pela recente inatividade do nosso blog. Neste período andamos a trabalhar num programa cujo objetivo e criar aplicações e com isso aprender um pouco de programação. MIT App Inventor, também conhecido como App Inventor for Android, é uma aplicação  código aberto  originalmente criada pela  Google , e atualmente mantida pelo  Massachusetts Institute of Technology  (MIT). Ele permite que os recém-chegados à  programação de computador  criem aplicativos de software para o  sistema operacional   Android . Ele usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android. Ao criar o App Inventor, o Google se valeu de pesquisas significativas prévia em informática educativa, bem como o trabalho feito dentro do Google em ambientes de desenvolvimento online. Trabalhos desenvolvidos no programa:  Aplic

    Projeto final (app inventor)

    No último trabalho do período desenvolvemos uma app acerca da cidade de Vila Real e das corridas que anualmente se realizam que permite ao utilizador obter informação sobre alguns dos pilotos, permitindo que se descubra uma palavra-passe que, por sua vez, dá acesso a informação sobre o circuito,a cidade e os seus pontos de interesse. O utilizador possui ainda a possibilidade de verificar a localização destes pontos de interesse turístico.