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Introdução à Programação







Programação e linguagem de programação


Programação informatica é o processo de escrita, de teste e de manutenção de um programa de computador.

Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador, ou seja, é um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. 


Tipos de Linguagem de Programação



A linguagem de programação é dividida em dois grandes grupos: 
  • A linguagem de BAIXO nível (são as que estão mais próximas do hardware ou a nível da máquina): Trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitectura do computador.
    Linguagens de ProgramaçãoEste tipo de linguagem é subdividido em dois grupos: a primeira geração e a segunda geração. Do primeiro grupo faz parte a linguagem-máquina, que é a única linguagem que um microprocessador pode entender nativamente, e, do segundo grupo, a linguagem Assembly.
  • A linguagem de ALTO nível (é a que se aproxima da linguagem humana): é considerada uma linguagem com um elevado nível de abstracção. Assim, estas não estão directamente relacionadas com a arquitectura do computador. Deste modo, o programador de uma linguagem de alto nível não precisa de ter conhecimento das características do processador. Como exemplo deste tipo de linguagem temos a ASP, Basic/Visual Basic (com a qual iremos trabalhar), Java, ActionScrip, entre outras. 



Algoritmo vs Progração



Um algoritmo é, nada mais nada menos, uma sequência finita de instruções bem definidas e objectivas, onde cada uma pode ser executada mecanicamente num período de tempo e com uma quantidade de esforço finitos. Um algoritmo pode repetir passos ou necessitar de decisões até que a tarefa seja executada na sua totalidade.

No entanto, um algoritmo é diferente de um programa de computador, pois este é uma formalização do primeiro em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador, gerando assim os resultados pretendidos. Sendo assim, um programa de computador pode ser definido como uma colecção de instruções que descrevem uma determinada tarefa que o computador deve realizar.



Impulsionadores da programação

Hoje é principalmente reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.

Ana Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa.

Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história. 






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