Avançar para o conteúdo principal

Ergonomia & Regras básicas de Ergonomia


                                                      Ergonomia                

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.
Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização e estudo do trabalho, por exemplo).
A ergonomia também determina os horários de trabalho, assim como a sua nacionalização

                         Regras básicas de Ergonomia

A utilização do computador como ferramenta de trabalho exige cuidados especiais no dia-a-dia, desde o posicionamento do corpo ao uso de equipamentos apropriados, até às pausas e exercícios laborais.
Algumas das regras são:
·         Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor.
·         É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo.
·         Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato.
·         Manter os acessórios e elementos para o desempenho laboral a uma distância de fácil acesso.
·         Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita trabalhar confortavelmente.
·    Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar redução da circulação sanguínea.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

AppInventor

Pedimos já desculpas pela recente inatividade do nosso blog. Neste período andamos a trabalhar num programa cujo objetivo e criar aplicações e com isso aprender um pouco de programação. MIT App Inventor, também conhecido como App Inventor for Android, é uma aplicação  código aberto  originalmente criada pela  Google , e atualmente mantida pelo  Massachusetts Institute of Technology  (MIT). Ele permite que os recém-chegados à  programação de computador  criem aplicativos de software para o  sistema operacional   Android . Ele usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android. Ao criar o App Inventor, o Google se valeu de pesquisas significativas prévia em informática educativa, bem como o trabalho feito dentro do Google em ambientes de desenvolvimento online. Trabalhos desenvolvidos no programa:  Aplic

Projeto final (app inventor)

No último trabalho do período desenvolvemos uma app acerca da cidade de Vila Real e das corridas que anualmente se realizam que permite ao utilizador obter informação sobre alguns dos pilotos, permitindo que se descubra uma palavra-passe que, por sua vez, dá acesso a informação sobre o circuito,a cidade e os seus pontos de interesse. O utilizador possui ainda a possibilidade de verificar a localização destes pontos de interesse turístico.