Avançar para o conteúdo principal

Ergonomia & Regras básicas de Ergonomia


                                                      Ergonomia                

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.
Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais. Neste contexto, a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, criação de métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização e estudo do trabalho, por exemplo).
A ergonomia também determina os horários de trabalho, assim como a sua nacionalização

                         Regras básicas de Ergonomia

A utilização do computador como ferramenta de trabalho exige cuidados especiais no dia-a-dia, desde o posicionamento do corpo ao uso de equipamentos apropriados, até às pausas e exercícios laborais.
Algumas das regras são:
·         Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor.
·         É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo.
·         Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato.
·         Manter os acessórios e elementos para o desempenho laboral a uma distância de fácil acesso.
·         Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita trabalhar confortavelmente.
·    Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar redução da circulação sanguínea.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Introdução à Programação

Programação e linguagem de programação Programação informatica é o processo de escrita, de teste e de manutenção de um programa de computador. Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador, ou seja, é um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.  Tipos de Linguagem de Programação A linguagem de programação é dividida em dois grandes grupos:  A linguagem de BAIXO nível (são as que estão mais próximas do hardware ou a nível da máquina): Trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitectura do computador. Este tipo de linguagem é subdividido em dois grupos: a primeira geração e a segunda geração. Do primeiro grupo faz parte a linguagem-máquina, que é a única linguagem que um microprocessador pode entender nativamente, e, do segundo grupo, a linguagem Assembly. A linguagem de ALTO nível (é a que se aproxima da linguagem hu

CorelDraw